Com a indústria do casamento em constante transformação na última década, muitos estilos diferentes de casamento foram surgindo. Afinal, as pessoas começaram a se sentir mais livres para fazer o evento cada vez mais personalizado.
Os estilos mais abrangentes foram sendo agrupados para facilitar na hora das decisões e manter todos os itens do evento harmoniosos. E os estilos mais populares, atualmente, incluem o casamento a dois ou elopement wedding, o casamento no campo, o casamento na praia, o destination wedding e… o assunto de hoje: o Mini Wedding, ou, em português, Mini Casamento.
Esse estilo tem como principal característica, o número mais reduzido de convidados. Na verdade, esta é a única regra: não pode ultrapassar de 100 convidados. Alguns assessores estipulam até 70 ou 80 como limite máximo.
E por conta do número reduzido, todos os outros itens do casamento acabam ficando mais flexíveis, podendo ser mais personalizados de acordo com o gosto pessoal dos noivos!
Espaço
Foto: Danilo Maximo
Um dos ítens que fica mais flexível é o espaço. Como o número de convidados é menor, a possibilidade de fazer o casamento em ambiente aberto, próximo à natureza, na praia, é bem maior.
Imagina você fazer um casamento no quintal de casa para mais de 200 pessoas? É extremamente difícil. Por isso, quando pensamos em Mini Wedding, pensamos nas possibilidades de transformar esse importante evento numa ocasião muito mais intimista.
Vestimentas
Foto: Studio Vinci
O intuito de fazer um Mini Wedding é justamente poder entregar maior conforto aos convidados. Por isso, a ideia é que os trajes sejam mais simples e menos elaborados. A tendência é as vestimentas nos estilos minimalista e boho.
Além disso, se o evento será em um ambiente aberto, com muita grama, ou na praia, um vestido de princesa exuberante não iria combinar. Mas, é claro, isso não é regra. Se você quer usar um vestido de princesa exuberante no seu Mini Wedding, fique a vontade, o casamento é SEU!
Decoração
Foto: Jeffs Sacra
O charme do Mini Casamento está justamente na personalização da decoração. Com a limitação do número de convidados, o casal tem de priorizar apenas os parentes e amigos mais queridos e próximos. Por isso, a palavra do dia é: intimismo!
As plaquinhas com frases personalizadas, as velas, flores, objetos pessoais, balanços, enfim, tudo o que transpareça a personalidade do casal pode ser usado para compor a decoração.
Além disso, o mini casamento possibilita que os noivos dêem conta de fazer algumas composições com as próprias mãos. Por isso, os DIY (faça você mesmo) e artesanatos super combinam com a produção do casamento mais intimista.
Detalhes
Foto: Danilo maximo
Todos sabem que ao fechar com o buffet e alocação do espaço, os valores são calculados por convidado. Por isso, quanto mais convidado, mais caro fica.
Nessa lógica, o Mini Wedding pode ser muito vantajoso. Mas a economia também não é uma regra. Pois o casal pode optar por aumentar a qualidade dos ítens do evento, fazendo com que cada detalhe seja valorizado.
Protocolos
Foto: Studio Vinci
Um grande incômodo dos grandes casamentos é o casal não poder dar atenção à maioria dos convidados. E quando tentam dar, acabam perdendo parte da própria festa que prepararam.
Isso não é um problema no Mini Wedding. Com o número reduzido de convidados, os noivos podem dar a devida atenção aos seus convidados. Nada mais justo, afinal, cada um foi escolhido a dedo.
Além disso, novamente, por ser um evento mais intimista, os protocolos também são mais flexíveis. Os noivos podem optar pelo cerimonial que mais lhes convem.
Lembrando que o intuito dos casamentos mais personalizados, é justamente a não imposição de regras. Que cada detalhe tenha a cara dos noivos. Por isso, abuse da criatividade, e se solte para transformar esse dia inesquecível!